Você já sentiu dificuldades em administrar e gerenciar relações tanto pessoais quanto profissionais? Já fez algo que, mesmo sem intenção, deixou alguém abalado ou entristecido? Ou já notou alguém implorando sua atenção?
Esses problemas são mais comuns do que imaginamos, principalmente em nossa sociedade onde constantemente lidamos com pessoas, ainda mais no mundo digital.
Por isso, separamos cinco dicas valiosas para te ajudar a gerenciar as relações e lidar com mais leveza neste aspecto da sua vida. Confira a seguir:
1. Ouça as pessoas
É cada vez mais difícil encontrar pessoas que saibam ouvir. Adquira a prática de escutar e entender o que as pessoas comunicam para você.
Isso ajuda a saber exatamente o que cada um demanda e facilita a compreensão do próximo. Assim é possível estabelecer uma relação de confiança e ter o conhecimento do que você pode ou não pode entregar.
2. Estabeleça limites
Após seguir a nossa primeira dica, é muito importante estabelecer limites sobre até onde você está disposto a entregar para cada relação. Não somos fontes ilimitadas de energia social, por isso é muito importante deixar claro para as pessoas o que esperamos delas e de nosso relacionamento com elas.
Pode parecer complexo a princípio, mas com prática essa atitude se torna mais natural. Isso também é um exercício de autoconhecimento.
3. Aprimore sua comunicação
Saber se comunicar é tão importante quanto saber ouvir. Você já notou que às vezes quando se comunica com duas pessoas ao mesmo tempo, a resposta de cada uma delas pode ser diferente? A compreensão da mensagem é individual, por isso a comunicação precisa ser adaptada e personalizada.
Pense sobre o seu estilo natural de comunicação. É mais agressivo? Mais passivo? Quais são os pontos positivos e negativos?
A partir disso, é possível traçar um padrão do que pode ser melhorado para começar a praticar.
4. Saiba aceitar críticas
As críticas, quando verdadeiras, nos ajudam a entender o que podemos melhorar e em que ponto estamos falhando. Através delas, é possível saber quais são nossos erros recorrentes e em que medida o ruído naquele relacionamento é nossa responsabilidade.
Não é fácil ser criticado, mas esse é um feedback muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal. Aprender a aceitar críticas é também um sinal de autoconhecimento.
5. Utilize de ferramentas de autoconhecimento
Como conhecer a você mesmo pode ajudar nas suas relações com outras pessoas? A resposta é simples, se conhecer ajuda a desenvolver todos os tópicos acima.
Ferramentas como o eneagrama das personalidades, por exemplo, te ajudam não só a se desenvolver como também a compreender o próximo e como se comunicar com ele. Consequentemente, melhora as suas relações e auxilia no gerenciamento delas.
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