Tel: 11 4673-1280 WhatsApp: 11 97721-1234 [email protected]

Seja no mundo profissional ou na vida pessoal, o desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental para a sua evolução. No ambiente corporativo, por exemplo, quando se tem um número de funcionários com inteligência emocional elevada, os resultados tendem a ser melhores. Por essa razão, gestores e profissionais que desejam atingir um alto desempenho precisam contar com ferramentas e recursos  que possibilitem o desenvolvimento desse tipo de inteligência.

Elencamos sete dicas para que você possa trabalhar seu desenvolvimento e se tornar uma pessoa emocionalmente mais inteligente. Confira!

Saiba falar e ouvir

É importante usar a comunicação certa independentemente da situação em que nos encontramos. Ela não deve ser nem muito agressiva, nem muito passiva. Aprenda a demonstrar suas ideias e opiniões de maneira direta, clara, e sempre respeitando os outros.

De modo oposto, é importante também saber ouvir com clareza. Entenda tudo o que está sendo dito antes de falar, pois assim você evita mal-entendidos.

Saiba dar a resposta certa ao conflito

Pessoas que são emocionalmente inteligentes não reagem com raiva, rancor ou ressentimento diante de situações de conflito. Com tranquilidade e calma, elas conseguem pensar nas melhores soluções para aquelas situações. Assim, não tomam decisões impulsivas, pois sabem que nesses momentos de conflito é importante estar consciente para chegar à solução rapidamente.

Esteja motivado e positivo

Uma atitude positiva contagia quem está ao redor, e por isso pessoas emocionalmente inteligentes sabem utilizar o bom humor e a simpatia para melhorar o ambiente. Elas são automotivadas e inspiram os outros a também serem assim. Para um bom desenvolvimento emocional, é importante ter consciência do humor das pessoas para saber agir da maneira mais adequada.

Exercite a autoconsciência

A autoconsciência permite que você conheça suas próprias emoções e saiba como ela afeta as pessoas do seu entorno. Ao desenvolver a inteligência emocional, você será capaz de entender as pessoas com quem convive, pois terá a intuição necessária para reconhecer nos outros os sentimentos que também sente. Com isso poderá aprimorar suas habilidades de convívio.

Aceite críticas

O desenvolvimento emocional exige que você saiba aceitar críticas, pois isso é uma parte importante do trabalho de evolução. Não se ofenda ou fique na defensiva ao ouvir algo sobre você que lhe desagrada. Esse é o momento de refletir e tentar se ver pelos olhos do outro. A crítica é, muitas vezes, fundamental para você melhorar, pois pode perceber pontos falhos que você não perceberia sozinho.

Desenvolva empatia

A empatia é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento emocional. Ela permite que você entenda o outro profundamente, e isso se torna uma porta para o próprio desenvolvimento. Com compreensão mútua, você consegue criar relacionamentos saudáveis que te ajudam a evoluir.

Esteja acessível sempre

Estar sempre acessível a todos é importante para se desenvolver a inteligência emocional. Quem já atingiu esse patamar se tornou uma pessoa solícita e com as habilidades sociais necessárias para melhorar o relacionamento de quem está por perto.

O desenvolvimento da inteligência emocional tem tudo a ver com o exercício de autoconhecimento. Na Quantum Academy contamos com cursos, webinários, retiros e práticas para você desenvolver a inteligência emocional e, consequentemente, tornar-se uma pessoa mais evoluída mental e espiritualmente. Saiba mais clicando aqui!