Tel: 11 4673-1280 WhatsApp: 11 97721-1234 [email protected]

Existem momentos em nossa vida que nos sentimos completamente esgotados emocionalmente. Nessas situações, não temos escolha se não recarregar as baterias e tentar colocar nossa própria mente nos eixos. Porém, como estamos exaustos, é difícil pensar em uma forma de realizar esse processo de recuperação mental

Por isso, é muito importante saber de antemão o que fazer para estarmos equilibrados e centrados emocionalmente. 

Muitas vezes, você só precisa de uma ajuda externa para visualizar o que está acontecendo e fornecer recursos capazes de melhorar sua energia mental. Um profissional licenciado pode lhe ajudar demonstrando pontos que irão te fortalecer emocionalmente (um profissional licenciado de psicologia, por exemplo).

Além disso, conte com ajuda de outros profissionais da saúde, como personal trainers e nutricionistas, para você ter uma vida balanceada. Isso fornece estrutura para você melhorar a mente. 

 Nesse artigo vamos demonstrar algumas ações que podem te colocar no caminho de volta da recuperação da energia mental. Confira a seguir!

Faça algo que você nunca fez

Como as coisas não estão funcionando bem em um nível emocional, é recomendado que você tente outra abordagem sobre a forma com que você vê sua vida. É comprovado que experimentar coisas novas melhora a relação com as pessoas do seu entorno e com a própria vida. Um exemplo é ir acampar para estar em contato com a natureza.

Caso queira, saia com aquelas pessoas queridas que você não vê há tempos. Mesmo que você sinta que não tem energia suficiente para isso, converse com aqueles entes que vão te ouvir. Uma simples visita ao parque ou ao café com um velho amigo pode fazer toda a diferença.

Mude também a forma como você se enxerga no meio dos problemas. Tente se acalmar com recursos que já funcionaram para você. Saiba que, assim como acontece com a força física, ser emocionalmente forte é um exercício diário e que leva tempo. 

Utilize técnicas de relaxamento, medite, ore, tome um chá, faça um passeio, enfim… é hora de usar o que você sabe, mas que não testou antes. Além disso, tente esquecer dos problemas por um momento. Muitas vezes o que precisamos é de tempo para que as coisas se resolvam. Tire férias para relaxar e não pensar naquilo que está esgotando você.

Escreva

Escrever é um excelente exercício de relaxamento que melhora a energia mental. Você pode anotar todas as preocupações diárias e as dores que está sentindo. Ou você pode criar um diário, no qual poderá descrever mais detalhadamente sua rotina e o que te faz sentir assim. Mas não tenha pressa: comece aos poucos, anotando o que está na sua cabeça no momento. Com o tempo vá aumentando sua lista e escrevendo o que sente. À medida que você resolve alguns problemas, vá tirando da lista.

Escreva também em listas o que você percebe que não está funcionando em sua vida e aquilo que você sabe que tem como pontos positivos. Então compare as duas listas, ou seja, o que não está funcionando e a que descreve suas melhores qualidades. Dessa forma você consegue enxergar pontos que talvez estejam ocultos em sua abordagem. A partir do momento que isto se tornar um hábito, você verá uma nova perspectiva sobre o que está acontecendo. 

Medite

Criar uma rotina de meditação traz benefícios para corpo e alma. Além de ser um momento de autocuidado, também é uma forma de praticar o autoconhecimento e, consequentemente, o equilíbrio emocional.

Comece aos poucos, busque por dinâmicas e músicas voltadas à meditação, e tente praticar durante alguns minutos ao dia. Com o passar do tempo, você vai começar a sentir uma melhora no seu bem-estar.

Pratique Yoga

Entre os diversos benefícios físicos e mentais da Yoga, um dos principais deles é o desenvolvimento emocional. Por meio das posições da Yoga, temos uma melhora na respiração e na redução do estresse, além disso percebemos uma evolução em nosso autoconhecimento.

Com a Yoga é possível achar novas formas de lidar com os problemas, se desligar de pensamentos negativos e prejudiciais e lidar com mais leveza diante de situações desafiadoras. Ela nos torna pessoas mais emocionalmente maduras.

Conte com ajuda

Muitas vezes você só precisa de uma ajuda externa para visualizar o que está acontecendo e fornecer recursos capazes de melhorar sua energia mental. Um profissional licenciado pode lhe ajudar demonstrando pontos que irão te fortalecer emocionalmente.

Além disso, conte com ajuda de outros profissionais da saúde, como personal trainers e nutricionistas, para você ter uma vida balanceada. Isso fornece estrutura para você melhorar a mente.

Por fim, aprimore seu conhecimento sobre energia mental buscando expandir sua consciência através de leituras, treinamentos e cursos que irão lhe ajudar no autodesenvolvimento.

Aqui na Quantum Academy temos conteúdos e cursos que vão ajudar a mudar a sua perspectiva sobre desenvolvimento emocional, confira nossos outros posts aqui e acesse nossa agenda de cursos aqui.