Tel: 11 4673-1280 WhatsApp: 11 97721-1234 [email protected]

As emoções  e sentimentos negativos fazem com que você se sinta triste durante determinado tempo, e podem até ocasionar problemas mais sérios. Quem costuma passar por isso pode ficar ansioso com frequência, ter baixa autoestima e confiança, além de perder a satisfação com a vida.

Entre os sentimentos negativos mais comuns estão a raiva, a tristeza, o ódio e o ciúme. Embora esses sejam sentimentos normais e humanos, em determinados contextos eles podem trazer complicações de saúde mental e física.

Nesse artigo desenvolvemos 5 passos para você lidar com os pensamentos negativos, acompanhe

1. Reconheça o que sente

É importante reconhecer a emoção negativa quando ela aparece. Note o que sente de verdade, e tente entender: você está incomodado com algo? Nervoso? Triste? Magoado? Em muitos casos você estará sentindo diversas emoções ao mesmo tempo, e existem até situações em que as emoções experimentadas são positivas e negativas ao mesmo tempo. 

Quando você reconhece as emoções, consegue reduzir o sentimento negativo, pois tem domínio sobre o que se passa no seu interior. No entanto, evite insistir nessas emoções por muito tempo, pois isso o deixa exposto ao sentimento negativo, o que pode trazer mais problemas.

2. Identifique a causa

Após compreender a emoção que sente, tente pensar no que causou essa emoção, e não no sentimento em si. Pergunte-se: “O que me fez sentir assim?”. Dessa forma você passa a se concentrar na resolução do problema, e isso o faz entender de onde surgiu a emoção. É verdade que nem sempre é confortável entrar nesse modo, porém você compreende mais quem você é e por que certas coisas deixam você emocionalmente negativo.

3. Use a lógica

Quando estamos emocionados, não podemos utilizar a lógica com precisão, e isso nos faz tomar decisões erradas. O raciocínio exige distanciamento do fato que causou a emoção. Dessa forma, é importante identificar os pensamentos em sua mente. Como você passou pelo passo 1 e 2, você naturalmente está mais distante do sentimento.

Questione-se se você está usando a razão no momento em que está refletindo. Você consegue olhar a situação de outras perspectivas? Existem fatos que você não está percebendo? Qual a solução mais racional para o que está acontecendo? Reflita sobre isso e tente pensar em soluções lógicas.

4. Responda de maneira saudável

Chegamos ao ponto mais importante, que é utilizar uma solução para resolver o conflito emocional. Não importa o quão negativa é a emoção, lembre-se de que você tem o poder para responder de maneira saudável. Você refletiu a respeito e descobriu maneiras de melhorar o seu sentimento. Concentre-se apenas no que você pode controlar e deixe de lado aquilo que não está ao seu alcance.

5. Aprimore-se!

Depois que você aprende a controlar as emoções negativas, você passa a ter mais controle do próprio bem-estar. Aproveite o momento presente, e não se sinta com medo da emoção negativa surgir.

A dica extra é aprimorar seu domínio sobre as emoções através de treinamentos, leituras e cursos de autodesenvolvimento. Aqui na Quantum Academy temos conteúdos e cursos que vão ajudar a mudar a sua perspectiva sobre desenvolvimento emocional. Confira nossos outros posts aqui e acesse nossa agenda de cursos aqui